Notícias

Últimas Notícias

A história do Voleibol

1 de julho de 2020

O Voleibol é um dos esportes mais praticados e amado no mundo.

Foi criado nos Estados Unidos, no dia 9 de fevereiro de 1895, pelo diretor de educação física da ACM (Associação Cristã de Moços de Massachusetts) William George Morgan. Ele tinha como objetivo diminuir a causa das lesões que normalmente eram causadas pelo contado direto com os adversários. Seu primeiro nome foi Mintonette, mas depois ficou popularmente conhecido como Volleyball.

Depois que o voleibol se popularizou, foi estabelecida a Fundação Internacional de Voleibol (FIVB) em 1947. Logo depois, aconteceu o primeiro campeonato mundial de voleibol, onde só participaram as equipes masculinas. Somente em 1952 foi liberada a participação das equipes femininas.

Hoje o desporto é responsável por ter uma das ligas mundiais mais rentáveis. O voleibol é praticado por mais ou menos 600 milhões e é o sexto esporte mais praticado no mundo.

As partidas são divididas em até cinco tempos, que são chamados de sets, que termina quando uma delas marca 25 pontos. Para marca os pontos, os jogadores devem fazer com que a bola toque no chão do adversário ou se a outra equipe errar na hora do saque e não conseguir fazer com que a bola chegue do outro lado.
Cada equipe deve ter 12 jogadores, mas só entraram em quadra 6 e os outros ficam no banco de reserva. Cada jogador só pode ser substituído uma vez, exceto o líbero. Esse jogador é responsável pela recepção e defesa e tem que usar um uniforme diferente dos demais.

VOCÊ SABIA?

É comemorado em 27 de junho o Dia Nacional do Vôlei.

CAMPEÕES MUNDIAIS

A Russia, é o pais que mais vezes foi campeão mundial de vôlei, com 06 ouros, 03 pratas e 03 bronze, seguido pelo Brasil com 03 ouros e 03 pratas, e pela Itália e Polônia com 03 ouros e 01 prata cada um.

No feminino também tem a Russia como grande campeã, com 07 ouros, 02 pratas e 04 bronzes, seguido pelo Japão com 03 ouros, 01 prata e 01 bronze. A seleção brasileira nunca foi campeã, mas conseguiu 03 medalhas de prata e 01 Bronze.

CAMPEÕES OLÍMPICOS

Em olimpíadas, o Brasil é o grande campeão com 03 ouros e 03 pratas, seguido pela Russia com 03 ouros e 02 pratas.

No feminino, a União Soviética conquistou 04 ouros e 02 pratas, seguido pela China com 03 ouros e 01 prata. O Brasil é bi campeão olímpico, e também conquistou duas medalhas bronzes.

No Geral, a Russia conquistou 07 ouros e o Brasil 05 ouros.

LIGA MUNDIAL DE VÔLEI MASCULINO

Os maiores campeões são o Brasil com 09 ouro, 07 pratas e 04 bronze, a Itália com 08 ouro, 03 prata e 04 bronze e a Russia com 03 ouros, 05 pratas e 07 bronze.

GRAND PRIX DE VÔLEI FEMININO

O maior vencedor é o Brasil com 12 ouros, 05 pratas e 02 bronze, os Estados Unidos com 06 ouros, 01 prata e 02 bronze e a Russia com 03 ouros, 06 pratas e 04 bronze.

QUADRA OFICIAL DE VÔLEI

 

 

 

 

 

Fonte/Foto capa: Internet

Deixe um comentário