Notícias

Últimas Notícias

A história do Handebol

30 de junho de 2020

O Handebol foi criado pelo em 1919 pelo atleta e professor de educação física alemão Karl Schelenz (1890-1956).

No início, o Handebol era praticado apenas por moças e as primeiras partidas foram realizadas nos arredores de Berlim. Os campos tinham 40 x 20 m, e eram ao ar livre. Pouco depois, em campos de dimensões maiores, o desporto passou a ser praticado por homens e logo se espalhou por toda a Europa.

Agora, o esporte é executado em quadras fechadas de 40 por 20 metros.

Outro fator que o diferencia de sua origem é pelo número de jogadores. Quando foi criado, ele continha um total de 22 jogadores, ou seja, 11 em cada equipe. Hoje o número foi reduzido para 14 no total (7 jogadores em cada equipe).

Em 1999 foi fundada a Federação Internacional de Handebol com sede na Basileia, Suíça. Esse órgão é responsável pelo esporte a nível mundial. Nos dias de hoje, o handebol é praticado em mais de 180 países do mundo.

O Handebol foi introduzido nos Jogos Olímpicos na edição de 1936, realizados em Berlim, Alemanha, disputado apenas na categoria masculina, e em um formato diferente do atual, visto que as partidas foram disputadas ao ar livre e em um campo de dimensões similares a um campo de futebol. Nesta edição, a Alemanha sagrou-se campeã após derrotar a Áustria por 10-5, tendo a Suíça recebido a medalha de bronze. Após um longo período de ausência, o handebol foi reintroduzido em nos jogos olímpicos a partir de 1972.

A União Soviética e a Dinamarca possuem 04 medalhas de ouro em olimpíadas, seguido por Iugoslávia com 03, e por Coreia, Franca, Noruega, Rússia e Croácia com 02 ouros cada.

Em mundiais, a França é a grande campeã com 06 conquistas, seguida pela Suécia e Romênia com 04 e Alemanha com 03.

A seleção feminina mais vitoriosa e a da Russia com 04 títulos, seguido pela Noruega, União Soviética e Alemanha com 03 títulos, e a França com 02.

VOCÊ SABIA?

A equipe feminina do Brasil foi campeã mundial em 2013, vencendo a equipe da Sérvia por 22×20.

Quadra Oficial de Handebol

 

 

 

 

 

Fonte/Foto Capa: Internet

 

 

 

Deixe um comentário