Notícias

Últimas Notícias

A História do Futsal

15 de julho de 2020

O Futebol de Salão foi desenvolvido no Brasil e no Uruguai na mesma época, entre 1934 e 1940. No Brasil, o esporte foi desenvolvido pela Associação Cristã de Moços – ACM, de São Paulo. Devido à falta de campos de futebol disponíveis, quadras de basquete eram utilizadas para praticar o esporte.

Na década de 1950 as primeiras federações estaduais de Futebol de Salão foram fundadas, começando com a Federação Metropolitana de Futebol de Salão do Rio de Janeiro (1954), seguida pelas federações estaduais de Minas Gerais (também fundada em 1954), de São Paulo (1955), Ceará, Paraná, Rio Grande do Sul e Bahia (1956) e vários outros nos anos seguintes.

VOCÊ SABIA?

Futsal e Futebol de Salão, não são o mesmo esporte. As diferenças entre os esportes limitam-se a algumas poucas regras.

Apesar da grande semelhança, são modalidades diferentes, com Confederações distintas. A questão política os diferencia, já que o Futsal é de responsabilidade da FIFA, enquanto o Futebol de Salão, foi regido até a década de 90 pela FIFUSA, e desde 2002 é regido pela Associação Mundial de Futsal – AMF, com sede no Paraguai.

FUTEBOL DE SALÃO

O Futebol de Salão surgiu na década de 30 sob a direção da FIFUSA, praticado atualmente em muitos países. No Brasil, até na década de 90, era a modalidade praticada, principalmente em aulas de educação física.

O último campeonato realizado foi em 2013, nos Jogos Mundiais na Colômbia, e teve a própria Colômbia com a medalha de ouro, a Venezuela com a medalha de prata e o Brasil com a medalha de bronze. Em linhas gerais, suas regras são as mesmas que surgiram na década de 50, e que foram adotadas pela FIFUSA, na década de 70. No ano de 2002, a modalidade passou a ser regida pela AMF.

FUTSAL

O Futsal, surgiu no início da década de 90. É resultado de uma fusão entre o futebol de salão, praticado pela FIFUSA e o futebol de cinco, implantado pela FIFA. No Brasil, todas as associações filiadas à Confederação Brasileira de Futsal praticam-no. O último campeonato realizado em 2012, o Mundial de Futsal disputado na Tailândia, organizado pela FIFA teve a equipe do Brasil como campeã, Espanha como vice-campeã e Itália em terceiro lugar.

É a modalidade que se pratica nos clubes e escolas brasileiras. Em linhas gerais, suas regras atuais são o resultado de várias modificações ocorridas do início da década de 90 para cá, a fim de tornar o jogo mais dinâmico.

Uma das modalidades mais populares do Brasil, o Futsal é praticado pela maioria das crianças em escolas. Muitos atletas profissionais de Futebol no Brasil, começaram jogando futsal. Talvez os mais notáveis deles sejam Ronaldo, Neymar e Robinho.

Fonte/ Fote – Internet

Deixe um comentário