Notícias

Últimas Notícias

A História da Peteca, um Esporte Bem Mineiro

13 de julho de 2020

Segundo registros, mesmo antes da chegada dos portugueses ao Brasil, os nativos já jogavam peteca como forma de recreação, paralelamente, aos seus cantos, suas histórias. Consequentemente, nossos antepassados foram-nos transmitindo essa salutar atividade.

Naquela época ela era utilizada pelos índios como atividade esportiva para ganho de aquecimento corporal durante o inverno. E também como um instrumento de recreação. 

Coube a Minas Gerais a primazia de dar-lhe o formato da peteca típica de jogo, com quatro penas brancas presas a uma base e conectadas a um fundo feito com diversas camadas finas de borracha. Foi também em Minas Gerais que as regras do jogo foram criadas, assim como foi também no estado que surgiram as primeiras quadras e a prática ganhou sentido competitivo, com campeonatos internos em diversos clubes de Belo Horizonte.

Mas, apesar de já ser comum a prática da peteca no Brasil, apenas em 1973 começaram a ser fomentadas regras sobre o esporte, com a criação da Federação Mineira de Peteca (FEMPE), em 1975. A oficialização veio através de uma resolução do Conselho Nacional de Desporto (CND).

Em 1978, o Mobral editou o livreto “Vamos Jogar Peteca”, publicação dos técnicos do Centro Cultural e do Grupo Executivo da Campanha “Esporte Para Todos” (GECET), do Ministério da Educação. Posteriormente, também a Secretaria de Educação Física e Desporto do MEC tiveram uma parcela de marcante colaboração.

Finalmente, em 1986, a CBDT Confederação Brasileira de Desporto Terrestre, criou seu departamento de peteca, nomeando para a sua direção o desportista Walter José dos Santos, responsável pela codificação e oficialização das regras. Em 1987, aconteceu o primeiro Campeonato Brasileiro de Peteca, fruto do esforço das federações regionais espalhadas pelo país.

A peteca pelo mundo

Em 1936, o professor de esportes alemão Karlhans Krohn, durante um passeio por Copacabana, observou os jovens jogando peteca e a introduziu em seu país. Posteriormente, Heinz Karl Kraus tratou de juntar os inúmeros clubes alemães dentro de uma só federação, a Liga Alemã de Esportes (DTB).

A Federação Francesa de Peteca (FFP) foi criada em fevereiro de 1999 por Jean-François Impinna, um jogador de rugby.

Em 26 de maio de 2000, foi fundada uma federação mundial em Berlim que recebeu o nome de  IAA – International Indiaca Association (nome internacional da peteca). Essa federação se propôs como objetivo regulamentar as diferentes formas do jogo e promover torneios internacionais da modalidade. As maiores federações nacionais do esporte se encontram na Alemanha e Japão, mas também são membros da IAA: Suíça, Estônia, Eslováquia, Brasil e Luxemburgo.

Em agosto de 2001 foi realizado, na Estônia, o primeiro campeonato mundial de peteca, sendo realizado, neste mesmo país-sede, o segundo campeonato em 2006.

Fonte/ Foto – Internet

 

Deixe um comentário