A História do JELP

História e curiosidades do JELP, a maior competição esportiva de Lagoa da Prata.

A primeira edição do JELP – Jogos Escolares de Lagoa da Prata foi realizada em 1993, com a participação apenas das escolas estaduais e somente na Categoria Infanto. A primeira escola campeã foi o Virgínio Perilo.

Nesse ano, foram feitas seleções em cada modalidade para disputa do JEM (Jogos Estudantis de Minas) realizado em Divinópolis, e Lagoa da Prata foi vice campeã geral. Na época, os jogos eram estudantis, e não escolar, podendo as cidades fazer seleções para participação. Hoje, as equipes campeãs do JELP, são classificadas para o JEMG – Jogos Escolares de Minas Gerais, do ano seguinte.

No ano de 1997, os professores de Educação Física, vendo que a Prefeitura não realizaria os jogos, os mesmo fizeram uma competição independente, a qual a Escola Teotônio foi campeã.

Em quase três décadas de jogos escolares, o ano de 1998 foi o único que não houve a competição. Nesse ano, sem poder competir entre escolas, os professores fizeram jogos interclasses.

O maior de todos os JELP foi o de 1996. Tanto em número de atletas participantes (cerca de 1500), no período de disputa (quase trinta dias), no número de modalidades e categorias, quanto também no número de torcedores que lotavam a praça de esportes das 07:30 da manhã até as 11:00 horas da noite.

A escola mais vezes campeã, é o Virgínio Perilo, com 18 títulos, seguida pelo Chico Rezende com 14 títulos, e por Monsenhor e Guadalupe com 13 títulos cada.

Chico Rezende foi a primeira escola a conseguir ser campeã em todas as categorias (Petis, Infantil, Infanto e Juvenil).

Monsenhor tem até hoje, o melhor desempenho de uma escola em um único JELP. No ano de 2006, Monsenhor foi campeão geral nas categorias Infantil, Infanto e Juvenil.

A escola Guadalupe, tem o maior número de títulos consecutivos em uma única categoria. Conseguiu ser campeã geral na Categoria Juvenil 09 vezes seguidas, e também tem o maior número de títulos dentro de uma mesma categoria, são 12, também na Categoria Juvenil.

O professore Derli Donizetti Mendes, é o único que participou de todas as edições do JELP até hoje.

No ano de 2002, a atleta Joelma Helena da Silva, após ser campeã no salto em distância do JELP, foi também a primeira Lagopratense campeã do JEMG, e campeã no JEB’s Jogos Escolares Brasileiro.

O JELP teve também outros grandes atletas que levaram o nome de Lagoa da Prata para o Brasil e o mundo, entre eles Mardem Reis (França), Alexandra Pimenta (Tchecoslováquia, Colômbia, China), Álvaro Campos (Chile), Núbia Soares (USA, Canadá, Ucrânia).

Desde 1993, o JELP tem reunido centenas de crianças e adolescentes nas mais diversas modalidades esportivas, fazendo do esporte, o maior mecanismo de inclusão social. A crescente diversidade de modalidades praticadas pelos nossos atletas é uma realidade, e um orgulho para os professores de Educação Física, que participa na formação do atleta.

Escolas Participantes: 

Municipais – Afonso, Jacinto, João Fernandes e Monteiro

Estaduais – Arnaldo, Chico, Dona Tilosa, Guadalupe, Helena Aparecida, Monsenhor, Teotônio e Virgínio.

Particulares – Águia de Prata, Imam, Presbiteriana e Tutores.

Modalidades – Futsal, Handebol, Vôlei, Basquete, Queimada, Atletismo, Natação, Ciclismo, Dama, Xadrez, Peteca, Skate, Tênis de Mêsa, Dança, Karatê e Jiu Jitsu.

Notícias

Tabela

Documentos

Clique nos documentos para baixar